14 de janeiro de 2008

Cabaços aos montes

Há alguns meses, a "Piauí" publicou um artigo de humor com supostos - e engraçadíssimos - nomes de vinhos portugueses. Uma pândega. Mas, acreditem, o vinho de que trato neste post existe, é até bem cotado no mercado. E, incrível!, é facilmente encontrável nas boas casas do ramo. Há quem o considerasse quase extinto, mas no entanto, cá está ele, pronto para ser consumido, sem culpa e sem esforço. O mais que tradicional "Monte dos Cabaços":



E não é só: o tal vinho é produzido por uma orgulhosa e - apesar de quem possa sugerir o contrário - bonita proprietária de uma tradicional quinta alentejana. A senhora Margarida Cabaço. Uma raridade, pois (ainda mais pela idade, já deve ter passado dos 40, mole). E o blog, que não pode deixar de ter algum compromisso jornalístico, apresenta a todos a foto de Dona Cabaço - ou seja, a partir de agora, ninguém poderá dizer que não liga o nome à pessoa. O senhor ao lado dela na foto deve ser o insistente e paciente maridão (paciência, sabemos todos, é algo importante na produção de vinhos). Como podem notar, o casal não tem filhos - pelo menos, eles não estão na foto.



Ah, importante, os Cabaços podem ser visitados. Confiram em http://dn.sapo.pt/2004/12/21/boa_vida/um_monte_alentejano_para_descobrir_p.html. Neste link vocês poderão encontrar detalhes para hospedagem na propriedade, aberta (quem diria...) ao turismo. Deve ser divertido, por alguns poucos dias, pelo menos. Depois deve ficar meio chato - os Cabaços não devem ser anfitriões muito, digamos, animados. Consta que são meio fechados, resistentes às investidas de estranhos, não gostam daquele entra-e-sai.

3 comentários:

Marcelo Moutinho disse...

E o cheiro? E o cheiro?

Unknown disse...

Meu amigo, esse post é de utilidade pública!!! São muitos que, como eu, consideravam extintos os cabaços...rs
Agora já sei onde posso encontrar e, mais que isso, tenho uma foto de um autêntico cabaço disponível na rede!
Obrigado pela relevante informação!
Forte abraço! (Abraço, viu?)

Anônimo disse...

O Casal Margarida e Joaquim Cabaço têm 4 filhos! O filho mais velho é hoje um conceituado produtor de vinhos (ver www.tiagocabacowines.com)tendo mesmo o ano passado ganho o prémio para o melhor vinho do Alentejo na produção, que irá ser agora lançado sob a marca Blog (a marca que abriga os seus vinhos topo de gama). O casal Cabaço são pessoas extraordinárias na arte de bem receber, sendo a D. Margarida para além de uma produtora de vinhos de excelência uma óptima cozinheira. A sua gastronomia pode ser degustada no seu restaurante em Estremoz de nome "São Rosas" um dos melhores restaurantes do Alentejo e de Portugal. E assim vamos...Ainda há Cabaços que demonstram muita saúde :)