11 de fevereiro de 2008

Marias e Joãos da Leopoldina

Deve ser coisa do suburbano que nunca deixarei de ser. Mas, para fechar o ciclo carnavalesco - até porque 2008 já começou! -, cito aqui um trecho do samba da Imperatriz Leopoldinense. Escola que já foi a papa-tudo do carnaval carioca, especialista nos tais desfiles frios e técnicos, a Imperatriz fez este ano uma belíssima apresentação e trouxe o mais lindo samba da temporada.
Dizer que em Ramos, "a nossa estação", "imperam Marias e Joãos" é muito bonito e emocionante. Ainda mais quando lembramos que a região da Leopoldina, parte dela dominada por quadrilhas bem armadas, tornou-se foco principal da ação da polícia. Foi lá que, no ano passado, dezenas de Marias e Joãos inocentes foram mortos em nome do combate ao tráfico. E é lá que, de acordo com a previsão do secretário de Segurança Pública, deverão ocorrer outras mortes, digamos, civis. Em meio à barbárie, não custa celebrar de novo as Marias e os Joãos responsáveis pela criação de belezas como os desfiles das escolas de samba. Vida longa e feliz para todos eles.

E Leopoldina será nossa imperatriz
Será também nome de trem
Que passa em Ramos, a nossa estação
Onde imperam Marias e Joãos

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Fernando, tudo bom?
Cara você falou de um samba da minha escola de samba e concordo plenamente com o que você escreveu... Não apenas torço pela Imperatriz, como moro na zona da Leopoldina, um verdadeiro deserto de investimentos públicos e um universo de Joãos e Marias sem perspectivas e chance no mundo...
Obrigado por falar da nossa terra tão sofrida, onde como você mesmo disse, Joãos e Marias morrem aos montes...
Abraços, Carlos Alberto

Fernando Molica disse...

Eu é que agradeço pelo comentário, Carlos. Torço pela Mangueira, mas o samba da Imperatriz é muito bonito, o melhor da safra 2008. A referência aos Joãos e Marias foi emocionante.
Abração.